Curadores do Brasil


HORÁRIO

ATIVIDADE


 Credenciamento: V Workshop de Curadores do Brasil

13h30



Abertura: Renato Ferraz Veiga (Editor da revista RG News)
Moderador: Manoel Abilio de Queiróz (Universidade do Estado da Bahia)

14h



Palestra 1: Plataforma Nacional de Recursos Genéticos: ações do MAPA em documentação de RG
Fabrício Santana Santos (Secretaria do Produtor Rural Cooperativismo/MAPA)
Moderador: Ivo Roberto Sias Costa (EMBRAPA)

Palestra 2: General Overview of the CGIAR-Crop Trust Genebank Platform 
Charlotte Lusty (Crop Trust)
Moderador: Marcos Aparecido Gimenes (Diretoria da SBRG)


Intervalo

15h30


Painel: Sistemas de Curadoria no Brasil: realidade e exercício realizado por OEPAs e Universidades  

Implementação de Curadorias em Universidades do Nordeste brasileiro: Desafios
Lindomar Maria da Silveira (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

A Curadoria do Banco de Germoplasma de Hortaliças da UFV: Avanços e Desafios
Derly José Henriques da Silva (Universidade Federal de Viçosa)

Curadorias dos Sistemas Estaduais de Pesquisa: Desafios
Vânia Moda-Cirino (Instituto Agronômico do Paraná)

Discussão

Moderador: Manoel Abilio de Queiróz (Universidade do Estado da Bahia)



O sistema de Curadorias no Brasil encontra-se estabelecido há cerca de 30 anos na Embrapa com resultados significativos na conservação e uso de germoplasma vegetal, de microorganismos e animal. O grupo de curadores reúne-se periodicamente s e tem sua estratégia de trabalho bem definida, em função das prioridades da empresa. No Brasil, no entanto existem bancos e coleções de germoplasma espalhados nas Unidades de Pesquisa das Empresas e Institutos de Pesquisa Estaduais, bem como nas Universidades brasileiras, tanto Federais quanto Estaduais.  É visível a necessidade de dedicar esforços para se ter um Sistema que possa dialogar, em nível nacional, com todos os principais detentores de germoplasma no País, iniciando com o germoplasma vegetal, com reflexos positivos para todos os usuários, potenciais interessados no germoplasma conservado.

Histórico e Pessoas que participarão do WS Curadores do Brasil  

Vale salientar que esforços para a criação de um Sistema Nacional de Curadorias já vêm sendo realizados há algum tempo por uma equipe liderada pelo Dr. Renato Veiga.  Após a discussão, em alguns eventos, chegou-se ao consenso de que o local mais apropriado para se estimular esse debate é por meio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos que, por sua vez, tem um espaço privilegiado nos Congressos que se realizam bienalmente. A Sociedade também dedicou esforço adicional indicando uma Diretoria que tem como missão principal estimular o debate e buscar encaminhamentos que sejam relevantes para a consolidação de um Sistema Nacional de Curadorias. O Dr. Marcos Aparecido Gimenes, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, será o moderador da palestra da Dra.Charlotte Lust sobre uma visão geral do CGIAR (Grupo Consultivo da Pesquisa Agrícola Internacional).

No WS Curadores do Brasil ocorrerá uma palestra do Dr. Fabrício Santana, vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), parceiro interessado na conservação, documentação e uso do germoplasma nacional. O MAPA é ativo parceiro da Embrapa e tem interesse em estabelecer parcerias com novas instituições que lidam com germoplasma no País, uma vez que os recursos genéticos representam ativos de grande potencial de alavancar a inovação e os negócios agrícolas no país. Também se terá uma visão da situação do germoplasma mundial, onde a Dra. Charlotte Lust, vinculada ao Consultative Group of the International Agricultural Research(CGIAR), apresentará os avanços que estão sendo conseguidos no mundo e que podem inspirar as instituições brasileiras, que são afins ao tema, na direção de um Sistema Nacional de Curadorias.

O Workshop será completado com uma Mesa Redonda onde se pretende mostrar a situação das coleções de germoplasma em algumas Universidades do Nordeste brasileiro, pois, é um tema que ainda está em uma fase muito embrionária. Também será apresentada a experiência de Curadoria do Banco de Germoplasma de Hortaliças da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, que tem um dos primeiros bancos de germoplasma de hortaliças brasileiros e que foi inspirado pelo professor Vicente Casali nos anos iniciais do estudo dos recursos genéticos da FAO, nos idos dos anos 60, século passado. Por fim, a pesquisadora Dra. Vânia Moda-Cirino, fará uma análise do sistema de curadoria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e de outras instituições Estaduais. 

Espera como produto do WS Curadores ter uma visão do germoplasma nacional e dos encaminhamentos que deverão nortear as discussões futuras e quais as ações que poderão ser concebidas com vistas a tornar o germoplasma disponível mais usado e que, assim, possa tornar os recursos genéticos em um grande alavancador do desenvolvimento da agropecuária brasileira nos próximos anos.


FIQUE POR DENTRO!